Na última semana, dia 22 de outubro, o Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Esporte e Reabilitação -GPTER, ligado à Fábrica de Software do IFC Araquari, visitou o Laboratório de Biomecânica do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina. O GPTER possui uma relação de parceria com o laboratório para o desenvolvimento de pesquisas.
Durante a visita foram feitas demonstrações dos equipamentos mais utilizados no laboratório para análise do movimento humano, como o sistema de cinemetria 3D e a plataforma de forças, com os quais os estudantes bolsistas puderam interagir (conforme imagens abaixo).
O GPTER (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1334867012779659) tem interesse em desenvolver soluções tecnológicas no âmbito esportivo e da reabilitação, a fim de atingir tanto os pesquisadores destas áreas, quanto atletas e treinadores.
- Soluções tecnológicas voltadas ao desempenho esportivo; e
- Tecnologia Assistiva Paradesporto e Reabilitação.
O grupo é formado pelos servidores Jonathan Ache Dias (Líder), Joelmir José Lopes (Líder) e Nilton dos Santos Neto, além dos estudantes Gustavo Pires e Gabriel Silveira.
Após a visita ao laboratório, os bolsistas do grupo, Gustavo Pires (Bolsa Interna do Campus) e Gabriel Silveira (Bolsa PIBITI-CNPQ), alunos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação – BSI, apresentaram seus projetos aos integrantes do BIOMEC, um pouco antes da aula que o Prof. Jonathan ministrou na disciplina de Biomecânica para mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), como professor convidado, intitulada “Instrumentação e análise cinética para biomecânica”.
Os projetos apresentados pelos bolsistas foram: “Desenvolvimento de um novo aplicativo android para avaliação do salto vertical” e “Raspbody: um protótipo de sistema para análise cinemática do movimento humano utilizando Raspberry Pi e câmeras de infravermelho”.